Maquiagem MAC: como verificar o prazo de validade?
A MAC maquiagem é uma das marcas preferidas de maquiagem.
Muita gente prefere adquirir esses produtos em viagens para os EUA. Todo mundo sabe que é muito mais barato que aqui no Brasil.
Depois de comprar, a primeira dúvida é sobre a data de validade dos produtos da MAC. A forma de olhar a data de validade da maquiagem é a mesma que no Brasil? Como qualquer maquiagem, os produtos da MAC possuem prazo de validade.
A regulamentação para a data de validade dos cosméticos nos Estados Unidos, Canadá e outros países da União Europeia é diferente. Por lá, é importante mostrar a vida útil dos produtos nas prateleiras e as diretrizes para trazer esse tipo de informação podem variar de acordo com cada empresa.
Leia também
Nesses países, os fabricantes não precisam colocar no rótulo a data de validade exata dos cosméticos. É preciso determinar e informar a vida útil dos produtos de beleza.
Muitos cosméticos possuem uma inscrição impressa na embalagem com um desenho de um frasco aberto, com número e letra. Esse símbolo informa que a data do produto passa a contar a partir do momento que o cosmético for aberto ou a vedação do produto for removida. Uma dica bacana é colocar uma etiqueta adesiva assim que o mesmo for aberto com a data.
As letras indicadas geralmente são: M (de month – mês em inglês) ou Y (de year – ano em inglês). Se tiver, por exemplo, 6M significa que o produto possui a duração de 6 meses contados a partir do momento que o produto foi aberto. Observe a imagem anterior.
Os produtos da MAC vem com a indicação de meses. O símbolo está impresso na embalagem e no rótulo afixado no próprio produto.
Um boato que ronda o meio dos cosméticos é sobre o chamado “batch code” (código do lote) dos produtos da MAC. Esse código permite saber quando o produto foi fabricado. Esse código pode ser importante, caso o consumidor tenha problema com algum produto. No caso dos produtos da MAC, são três dígitos. O primeiro dígito indica a ordem do lote de fabricação, o segundo o mês da produção do produto e o terceiro, o ano de fabricação. Por exemplo, um produto com o código B32. Significa que foi o lote B (segundo lote), no mês de março (=3), do ano de 2012 (=2).
Os dígitos que indicam o mês de produção do produto (dígito do meio). No caso do produto acima (AC2 = Lote A, produzido em dezembro de 2012).
1 = Janeiro | 2 = Fevereiro | 3 = Março | 4 = Abril | 5 = Maio | 6 = Junho | 7 = Julho | 8 = Agosto | 9 = Setembro | A = Outubro | B = Novembro | C = Dezembro
Não sei exatamente se essas informações – código de lote – são totalmente verdadeiras, mas faz algum sentido. Entrei em contato com a MAC sobre o assunto, mas, até o momento, não obtive resposta. O site it Cosméticos está aguardando informações diretamente da marca.
Mais MAC maquiagem: O famoso batom Snob.
O que é verdade é que as empresas podem trocar as diretrizes desse código a qualquer momento. As regras são bem gerais. O prazo de validade de qualquer produto depende também da maneira que o mesmo é armazenado e usado. Por isso, é muito importante manter a maquiagem guardada em local adequado e os pincéis sempre limpos.
Verificar o prazo de validade dos produtos brasileiros são muito mais fáceis! Concorda com isso?
Imagens:
©it Cosméticos
2 comentários para: “Maquiagem MAC: como verificar o prazo de validade?”
Donna
Obrigada pela dica!
Daiane Nascimento Torquato Brolessi
Boa noite. Excelente explicação sobre a validade de produtos Mac. Parabéns.